o meu cesto
Carrinho encontra-se vazio de momento
Total
06 nov 2023

SES realiza instalação de Comunidade de Energia Renovável no Grupo CJR

SES realiza instalação de Comunidade de Energia Renovável no Grupo CJR 0

Após anunciar a implementação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) no Vitória Sport Clube, a Sustainable Energy Systems (SES) avança com mais uma CER na cidade de Guimarães, desta vez em colaboração com o setor empresarial.

São 560 painéis solares fotovoltaicos que se encontram instalados no telhado do edifício do Grupo CJR, uma construtora multinacional sediada em Guimarães.

Esta nova infraestrutura possibilitará a produção de energia anual na ordem dos 410.000kWh potenciando, assim, a autossuficiência energética do grupo empresarial em cerca de 60% do seu consumo energético atual. Esta é a segunda comunidade de energia realizada pela SES na cidade vimaranense. No primeiro trimestre de 2023 a SES acordou com o VSC a instalação de 1.900 painéis solares, com uma potência de 1MW, que asseguram 45% da energia consumida do Estádio D. Afonso Henriques e da Academia Desportiva do Vitória Sport Clube. Esta instalação, que ainda está no decorrer, significará uma redução de até 30% da fatura de energia para o VSC.

"No caso de existirem áreas disponíveis, percebemos que as empresas apreciam imenso a possibilidade de valorizarem os seus imóveis, obtendo, simultaneamente, a capacidade de produzirem energia para as suas necessidades e, assim, reduzirem os seus custos com uma ação que é positiva para o ambiente, ao mesmo tempo que promovem um espírito comunitário de partilha e, por consequência, de responsabilidade social.", declara Paulo Silva, da SES.

A SES, especialista na criação de Comunidades de Energia Renováveis e parceira do Grupo CJR nesta iniciativa, concluiu com êxito a primeira fase do projeto de instalação da central fotovoltaica. Atualmente, a empresa encontra-se a trabalhar na segunda fase do projeto, focada na constituição da Comunidade de Energia em colaboração com a Direção Geral de Energia e Geologia. A expectativa é que esta instalação esteja plenamente operacional no início do primeiro trimestre de 2024.

Com mais esta comunidade de energia, a SES vem reforçar ainda mais a sua posição de liderança neste segmento do mercado das energias renováveis, consolidando o objetivo de instalar 50MW de comunidades de energia até ao final de 2024.

Partilhe esta notícia: