1. Como descreveria uma comunidade de energia renovável? E qual é a importância destas na atualidade?
SC: Descrevo uma Comunidade de Energia Renovável (CER) como sendo um grupo de pessoas, empresas, instituições públicas ou privadas com o objetivo de partilhar a produção de energia com diferentes consumidores através de energia limpa gerada por fontes renováveis.
O foco de uma CER é reduzir a dependência de combustíveis fosseis, promovendo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente proporcionando aos seus membros e às localidades onde se instalam benefícios ambientais, económicos e sociais.
A importância na atualidade é significativa, uma vez que a mesma contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a combater as mudanças climáticas.Sendo a produção de energia através de fontes renováveis ajuda na promoção da independência energética, diminuindo a dependência de fontes não renováveis.
De salientar também que uma CER estimula a participação ativa de todos nós, enquanto cidadãos ou empresários na transição energética, fortalecendo o bom senso e a cooperação local, ajudando também a gerar empregos verdes e a impulsionar a economia local.
2. Como as comunidades de energia renovável podem ajudar na transição da sociedade para fontes de energia mais limpas e renováveis?
SC: Ao educar, ao facilitar o acesso a energia limpa e a sua partilha, ao reduzir os custos de energia, ao promover a autossuficiência energética e ao estimular o desenvolvimento local, uma CER está assim a ajudar a transição para fontes de energia mais limpa e renovável.
3. Quais os principais benefícios de uma pessoa ou empresa em participar de uma comunidade de energia renovável? E qual é a diferença entre comprar energia renovável de uma grande empresa e fazer parte de uma comunidade de energia?
SC: Qualquer cidadão ou empresa que adira a uma CER, sendo no papel de produtor ou de consumidor, terá sempre como benefício a redução de custos na sua fatura energética. Contribuirá assim, enquanto pessoa ou entidade, para a sustentabilidade ambiental reduzindo a dependência das energias não renováveis e desta forma estará a ajudar na promoção da economia local.
Ao fazer parte de uma CER, produzindo ou consumindo energia da mesma, potência a produção descentralizada tornando o sistema de gestão de energia mais simplificado, o que por sua vez permite um custo inferior quando comparado com o custo de energias renováveis adquirido a uma empresa de grande dimensão.
4. Quais são os maiores desafios enfrentados pelas comunidades de energia renovável atualmente? E como lidar com esses desafios?
SC: O maior desafio atualmente é o aspeto burocrático, a carência de recursos nas entidades públicas, que faz com que os tempos de conclusão do processo sejam muito extensos. A forma de mitigar estes tempos de conclusão passa por uma proximidade junto das entidades no sentido de pressionar de uma forma positiva.